Etimologia: A palavra “ekklhsia” significa “convocar para fora”. Entre os
gregos (contexto pagão) esta palavra era usada para descrever um
corpo de cidadãos reunidos com a finalidade de discutir os assuntos do estado
(At 19. 39). Já na septuaginta (contexto judaico) é usado para
designar o ajuntamento de Israel, com qualquer propósito e mesmo o ajuntamento
considerado o representante da nação inteira. No Novo Testamento (contexto
cristão) Cristo utilizou esta palavra para nomear o grupo a respeito do
qual disse: “[Eu] edificarei a minha igreja” (Mt 16. 18; acréscimos meus). Isto
é, a “igreja” é o conjunto de todos os crentes professos.
As Divisões da Eclesiologia: A eclesiologia basicamente se divide
em três partes que são: 1- A revelação paulina a respeito de um
novo grupo de pessoas redimidos, constituído tanto de gentios, como de judeus;
2- assembléia daqueles que em qualquer lugar se reúnem em nome de Jesus;
e 3- o andar e servir daqueles que são salvos;
Contrastes Entre Israel e a Igreja:
1- a extensão da revelação bíblica;
2- o propósito divino: o pacto e a promessa de Israel são terrestres, esta será
uma nação respeitada na terra. Enquanto que a igreja é uma realidade celestial,
ela continuará sua cidadania no céu;
3- A semente de Abraão: em relação à descendência de Abraão Israel é o pó da
terra, enquanto a igreja as estrelas do céu (Gn 13. 16). Todavia, só pode ter
sido “gerado de Abraão” aquele que o é pela “carne”, ou seja, realmente possui
parentesco com este. Ou então pela fé, isto é, que possui semelhante fé a deste
patriarca.
4- O Nascimento:
os israelitas pertencem a este povo pelo nascimento físico, a igreja pelo
nascimento da água e do espírito (Jo 3. 5);
5- Jesus como cabeça: Israel é chamado literalmente de “descendência de
Abraão”, em certo sentido é este servo de Deus que é a cabeça desta nação. Já a
igreja possui o Senhor Jesus Cristo como cabeça;
6- Pactos: Israel
foi alvo de pactos incondicionais realizados por Deus, e ainda Deus realizará outro
pacto subdividido em quatro partes, com este povo (“se converterão, a lei
estará em seu interior, ouvirão a voz do Senhor e cumprirão seus mandamentos”;
Dt 30. 8; Jr 31. 31-33). Mas, estes quatro aspectos já fazem parte da vida
presente da igreja;
7- Nacionalidade: Israel pertence à terra e ao sistema do mundo. Em
oposição a isto esta o fato de que a igreja é composta por todas as nações,
inclusive por habitantes da nação de Israel.
8- As dispensações: Enquanto que Israel está presente em praticamente todas
as dispensações, a igreja apenas foi introduzida nesta atual, isto é a da
graça.
9- O Ministério: embora Israel deve-se ser luz para o mundo, não havia
nenhuma espécie de Evangelho a ser proclamado, e aconteceu que Israel manteve
uma adoração centrada em si mesma. Já a igreja desde seu início tornou-se uma
sociedade missionária para todo o mundo.
10- A Morte de Cristo: Israel foi responsável pela morte de Jesus, e ainda
assim será salva por ela. Agora a igreja já é dependente da oferta do cordeiro
para a salvação de cada membro;
11- O Pai:
para Israel Deus não é conhecido com o título de “Pai”. Para a igreja sim;
12- Cristo: para
Israel Cristo é o Emanuel, para a igreja é o Salvado pessoal;
13- O Espírito Santo: para Israel agia somente em casos excepcionais e com
pessoas específicas e ainda assim após o cumprimento do propósito pelo qual
havia vindo se, Ele retirava. O cristão é habitado pelo Espírito Santo;
14- O Princípio Governante: Por 15 séculos a Lei foi à regra de
conduta e existência para Israel. Para a igreja o que impera é lei da graça e
do Espírito;
15- A Capacitação Divina: a Lei não possui poder capacitador.
Mas para igreja da mesma forma que exigências sobre-humanas lhe são feitas,
também lhe é concedido um poder sobrenatural para o atendimento de cada uma
delas;
16- Os Discursos de Despedida: Muitos dias antes de sua partida
Cristo fez um discurso de despedida para a nação de Israel (Mt 23. 37- 25. 46).
Muito diferente disto, no dia anterior a sua partida (entenda-se partida como
morte), Cristo fez seu discurso de despedida para os cristãos;
17- A Promessa do Retorno de Cristo: para Israel o retorno de Cristo é
demonstrado em poder e glória como Rei. Já com a igreja do retorno de Cristo é
dito que vem para tomar a igreja consigo para a sua glória, como esposo;
18- A Posição: Isaías
declara “mas tu Israel pé meu servo” (Is 41. 8). Enquanto que os membros da
igreja são designados como membros da família de Deus;
19- O Reino Terreno de Cristo: Israel será súdito no reino de Cristo aqui
na terá. Enquanto que a igreja deverá governar juntamente com Jesus;
20- O Sacerdócio: a nação de Israel possuía um sistema sacerdotal. Mas, a
igreja é um sacerdócio;
21- O Casamento:
Israel como nação é vista como uma esposa infiel que será restaurada. Já a
igreja é vista como a noiva que se casará com seu Senhor no céu;
22- Os Juízos: é
dito que Israel passará por julgamento (Ez 20. 33-44; Mt 25. 1-13). Todavia, da
igreja se fala que não passará por julgamento (Jo 5. 24; Rm 8. 1);
23- A
Posição na Eternidade: o escritor aos Hebreus fala que haverá na Nova
Jerusalém aqueles que são identificados como “os espíritos dos justos aperfeiçoados”, isto é os santos do
Antigo Testamento, que são chamados de “justos”
enquanto nesta vida. Mas o mesmo escritor revela nesta passagem que estarão lá
também aqueles que são conhecidos como participantes da “igreja dos primogênitos” (Hb 12. 22-24).